segunda-feira, 15 de março de 2021

Registros dos casarões que existiram e existem na antiga Praça da Intendência ou da Matriz, hoje Praça dos Andradas - Comparação a Litografia de Haeton & Rensburg. A primeira foto (Casa do Major Fernandes, Câmara Municipal e Casarão utilizado para o hospital em 1842) Ao lado direito da Câmara Municipal existiu um casarão que serviu de Hospital na Revolução Liberal de 1842. O mesmo casarão pode ser visto na foto em que registra o Pelourinho. A outra foto registra o referido casarão onde existiu o Hospital adaptado e reformado para o Banco Hipotecário. A quarta foto, registra na litografia ter sido a residencia do Major Fernandes.

Câmara Municipal, anteriormente foi a residencia de Sr. João Afonso Rodrigues, e depois foi vendido para a Intendência, Prefeitura e posteriormente Câmara.  Projeto do casarão atribuído ao construtor português José Fernandes Pinto de Alpoim,

Da esquerda para direita Câmara Municipal e casarão onde funcionou hospital adaptado para o Banco Hipotecário

Da esquerda para direita - Casa do Major Fernandes, Câmara Municipal e Casarão utilizado para o hospital em 1842


 Casarão 9 Major Fernandes.

Casarão 10 foi a residencia de Sr. João Afonso Rodrigues, e depois foi vendido para a Intendência, Câmara. Projeto do casarão atribuído ao construtor português José Fernandes Pinto de Alpoim,
Casarão 11 Casa que serviu de Hospital.
Casarão do Major Fernandes visto de outro ângulo. Posteriormente neste local foi construido o Prédio do Grande Hotel e mais tarde adaptado ao Edifício Alípio Bonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
BARBACENA, MINAS GERAIS, Brazil
MEMBRO DA ARLS LUZ DAS VERTENTES 141 EM BARBACENA MG - CIRCULO ESOTERICO DA COMUNHAO DO PENSAMENTO - ORDEM ROSACRUZ AMORC - SOCIEDADE TEOSOFICA DO BRASIL - ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLARIOS - TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA -

Páginas

RELOGIO DE SOL, 1725.

PELO LIVRO DE D. MARINA MARIA LAFAYETTE DE ANDRADA IBRAHIM - DE VOLTA A FAZENDA BORDA DO CAMPO. Este relogio foi construido pelo proprietário da Fazenda Coronel Manuel Lopes de Oliveira que era casado com D. Maria Ignácia, filha do Inconfidente José Ayres Gomes.

Esta escrito neste relógio o seguinte:

"Hoec duo horario delineavit Doctor Alexander da Silva Barros, seismatunque Index Jubente Domino, aquitum Tenente Coronel Emmanuel Flopesio de Oliva, nujus Cappellae petroeus. Fabricavit lapidum magister Joannes Maquiero 25 juliu MDCCLXVII." Na tradução:

"Estes dois relógios desenhou o doutor Alexandre da Silva Barros, juiz da Seismaria, por ordem do Sr Tenente Coronel de Cavalaria Manuel Lopes de Oliveira, proprietário desta Capela. João Maquieiro, mestre de obra, construiu-os em 25 de julho de 1767.

RELOGIO DE SOL DATADO DE 1725.

RELOGIO DE SOL DATADO DE 1725.
AQUI TUDO COMEÇOU...BARBACENA MINAS GERAIS

Arquivo do blog

Seguidores